quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Paella é bom e nós gostamos...

Sempre gostei de paella mas, confesso, não tive muitas oportunidades de experimentar.
Lembro de uma vez [e só para uma vez mesmo] uma que comi no Dom Curro... Mas lembro mais do valor da conta que da paella.
O que sei é que a paella é um prato de origem popular, que se adaptou à disponibilidade de alimentos e características de cada região da Espanha.
O que pesquisei é que em Valência, haviam muitos arrozais, plantações e também o costume de se criar galinhas e coelhos. E é ali que, provavelmente, se originou a paella que leva Arroz, Frango, Coelho, Caracóis, Judías Verdes, Garrofó, Azeite e Açafrão.
Em outras regiões, mais próximas do mar, levam peixes e frutos do mar.
Além destas, que são consideradas clássicas, há outras variações, não consideradas pelos mais puristas, que misturam carnes, peixes, frutos do mar e camarões.
Típicos da Espanha, garrafó é um grão, que lembra um feijão branco e judías verdes lembram a nossa conhecida vagem...
Mais informações, só na próxima sexta-feira com o Kaik...
rp

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca comi no Don Curro, mas gosto bastante de paella, não importando se é clássica, tradicional, standard, de luxo ou sofisticada. O que importa é se foi bem feita, se a bebida que acompanha "casa" bem, e se a companhia é agradável. E, tenho certeza, vamos encontrar tudo isto depois de amanhã na casa do Kaik.

Meu jejum começa agora...

Abraços e até lá.

Aluisio

Dirt Wheels Trucks disse...

Adorei a mensagem da Isa.
Mais ou menos como eu, tambem não entendo de Paella mas já melhorei meus conhecimentos com os seus comentários. Bem, a Paella do Don Curro, é um caso à parte e a Isa tem toda a razão, a conta dele tambem é inesquecível, mas nem na Espanha comi algo tão inesquecível.
O mais interessante desta história é que tudo estava muito agradável.
Vamos dispensar os comentários sobre a Paella e os vinhos, ainda mais se considerarmos a compania dos amigos. Valeu Isa, já está convocada para os próximos eventos.

Anônimo disse...

Esse Sérgio...
O texto da Isa é mais embaixo e trata sobre Gonçalves. Esse da Paella fui eu que escrevi. Aceito de qualquer forma os elogios...
ah ah ah

Anônimo disse...

duuuuuuuuuuuuuuuuuuurd tio sérgio!!
voce acha mesmo que eu tenho todos esses conhecimentos sobre "paella"?
O meu texto se resume a minha vivência, no caso Gonçalves mesmo.

Kaik disse...

Poucos puderam levar Paella para casa. Este é o resumo do nosso encontro. Obrigado pela presença dos amigos e vamos marcar o próximo evento no sitio para comemorar outra vez "sabe lá o quê". Grande abraço Kaik

Anônimo disse...

Acho que o alemão pegou o Sérgio de novo...

Kaik, que negócio é este de "Poucos puderam levar paella para casa"!!! Pelo que sei, NINGUÉM levou paella para casa, a não ser você, na tupperware lá de casa, que o Mauricio levou na sexta-feira. E fica combinado assim: no próximo encontro você leva a tupperware, cheia de alguma guloseima! (rs, rs, rs).

Abraços a todos.